Dress Code - Luto!

Fui confrontada recentemente com um dress code que não me agradou minimamente... O pior dress code de todos! E eu a pensar que se um dia arranjasse um trabalho daqueles que nos obriga a estar vestida a rigor para estar enfiada num cubículo ia ser infeliz... Mal eu sabia que havia um dress code que para além de restritivo carrega um peso na alma: o LUTO!

Todos sabem o que é, não preciso de entrar em pormenores, e desde já agradeço aos que imediatamente pensaram "os meus sentimentos"! (:


Adiante, vivendo na santa terra, o luto é algo de quaaase obrigatório... Afinal as pessoas podem falar! Eu pensava que isso era uma coisa que já não se praticava! Claro que nos primeiros dias é impensável vestir algo que não seja escuro, porque assim dita o protocolo - e seguimos esse protocolo porque pelo menos sabemos que basta escolher qualquer coisa preta e pronto! Na altura não há cabeça para muito mais... É menos uma coisa em que pensar.

Mas desconhecia que teria que vestir-me apenas em tons escuros durante um mês (o total-black aplica-se às viuvas segundo me constou), para mostrar respeito, e sofrimento pela perda.


Eu entendo protocolos, dress code, e respeito! Mas neste caso, fará sentido? Eu visto vermelho quando estou triste, e visto preto quando estou contente... As cores que visto não são influenciadas pela minha disposição!
O Permitido e o Proibido...
Atenção que eu nunca me apeteceria vestir um vestido vermelho, mas as minhas sabrinas com laço? Uma coisa com um ar quase infantil? Um gancho vermelho? Uma mala verde esmeralda?


Qual a vossa opinião sobre o luto? Fará sentido vestirmos algo só para mostrar aos outros o "respeito pela morte"? Será que o respeito realmente pode ser transmitido através da cor que vestimos?
  1. Acho que não.
    Concordo contigo. O luto está no sentimento e não no que vestimos.
    Sempre me contrariou ver, principalmente, pessoas mais velhas vestirem-se de preto o resto da vida de preto por serem viuvas.
    Cada um devia vestir o que quer e não o contrário por se sentirem moralmente obrigados.

    ResponderEliminar
  2. o luto está no sentimento de perda, saudade...
    Desde quando a roupa mostra o nosso pesar...a nossa perda
    cá no algarve já vai havendo funerais em que as pessoas vão de branco e a atmosfera é mais leve apesar da dor, mas sente-se leveza e paz...
    cada vez mais o luto está "demodé" por cá usamos luto no proprio dia e depois vai se atenuando as cores...o preto carregado deixou de fazer sentido.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. A minha opinião sobre o luto é que existe pura e simplesmente para mostrar aos outros, e não o que sentimos verdadeiramente. Nunca fiz luto, sou completamente contra isso! Não é isso que dita o meu estado de espírito... E se as "pessoinhas" querem comentar isto ou aquilo que o façam!

    ResponderEliminar
  4. Acho que o luto não passa pelo que vestimos, mas sim pelos nossos pensamentos e sentimentos!
    Ontem enviei-te um e-mail, peço-te que me respostas o mais rapidamente possível ;)*

    ResponderEliminar
  5. Xana, antes de mais os meus pêsames.
    Quanto à tua questão, concordo contigo. Acho que aquilo que vestimos não tem nada a ver com o sofrimento pelo qual estamos a passar. Exemplo disto, é a Me do blog eutueosmeussapatos.blogspot.com/
    Não sei se acompanhaste o processo pelo qual ela passou e ainda está a passar, mas realmente ela e a família são uma força da natureza.

    Já agora, em que terrinha vives?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente, já tive de passar pela situação mais do que uma vez, e o que conta não é a roupa que tu usas. O que importa é o sentimento de luto que tu fazes. Porque no fundo, que importa se estás de preto, de castanho, de amarelo ou de vermelho, se por dentro estiveres completamente destruída e a viver a morte da pessoa? São protocolos e normas que se criam com base em nada... Talvez por estares mais triste te apeteça vestir algo mais escuro, mas acho ridículo ter de se usar roupa escura para honrar a vida de alguém. Importa é tratar bem as pessoas enquanto estas estão vivas, não criar protocolos ridículos para o afterlife.
    Por isso, o que importa é o que tu sentes, o que o teu coração diz para usares. Não o que te impõem. *

    ResponderEliminar
  7. O luto é claramente um estado de espírito e não a cor com que estou vestida. Tal como dizes, para mim o preto pode estar associado a alegria e uma outra cor mais berrante, a tristeza.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Sim, concordo com todas as opiniões aqui escritas... É óbvio que o luto não é apenas vestir-se de preto...

    Ou, pelo menos, vestir cores escuras não deve ser uma "obrigação"(como a minha querida avó que está viuva há mais de 10 anos, ainda se veste sempre de preto mas vai prás festinhas da aldeia...)

    Mas não consigo deixar de comprender e respeitar o luto. Era incapaz de vestir uma cor vibrante num funeral. Ou sequer um animal print em castanho. Mesmo vivendo em Lisboa, tive uma educação com uma boa dose de tradicionalismos e não conseguiria fazê-lo. Talvez um pouco como onde tu vives Xana.

    A questão nem sempre é tão simples como a cor mas sim a "vistosidade"... folhos, bolinhas, estampados são pormenores alegres e, para alguns, provocatórios.

    Não precisas de te vestir toda de preto... Peças lisas, simples, sem adornos e sem cores "animadas"... Não creio que usar beje, branco, cinzento, caqui ou castanho seja provocatório.

    Mas lá está. Quando faleceu a mãe de uma das minhas melhores amigas, ela foi para o funeral com uma camisola amarela... Por simbolismo, por ser a cor delas, por homenagem... Quem as conhecia profundamente admirou a aitutde. Quem não conhecia reprovou. Mas a opinião desses (que muitas vezes mal conhecem quem faleceu, vão ao velório e ficam à porta na conversa e aos risos...) conta?

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Mas em resposta à tua pergunta. Sim, o que vestimos é a nossa imagem e reflecte o nosso estado de espírito. Logo, também reflecte o nosso respeito para com os outros. Se não, não existia luto.

    ResponderEliminar
  10. acho que hoje não se justifica. automaticamente a tua cabeça não vai escolher um vestido amarelo e rosa choque nessas alturas.. mas andar obrigatoriamente de preto durante meses não me faz sentido. mas respeito quem o faça obviamente!

    ***

    ResponderEliminar
  11. Provavelmente vou repetir o q ja foi dito (nao li os restantes comentarios) mas eu tb vivo numa terrinha (muito, mas de longe, pior que sesimbra) e sei bem do q falas. De qualquer forma, no dia que tiver que carregar esse pesado fardo, nao será na maneira de vestir. Será por dentro, no sentimento e nas acções. Tal como o estado de espirito varia de pessoa para pessoa, tambem o gosto varia, logo o que para uns é triste (o preto) para outros nao o será. Para mim não o é.

    ResponderEliminar
  12. Eu também concordo contigo. Acho uma perfeita parvoice estas regras que nos fazem andar de roupa escura durante tanto tempo... A dor da perda está cá dentro e não na roupa...Dou-te um exemplo, quando o meu avo faleceu eu só vesti preto (ou cor escura) no funeral e no dia quando osube a noticia mas foi mais porque toda a gente o fez e eu depois destoava. A minha avó que é completamente de outra era nunca ligou ao luto , o meu avo dizia que não a queria ver vestida de preto, mas ela vestiu-se, alias, quase 2 anos depois ianda se veste e porque? Por causa da opiniao das vizinhas. Ela não quer que falem dela nas costas e como nesses bairros mais antigos a tradição está muito marcada ela veste-se pela opiniao dos outros... Não acho normal nem concordo... Sinto a falta dele todos os dias e não é por isso que ando vestida de escuro, até porque já ouvi dizer que cores escuras só nos deixam mais em baixo e por isso uma viuva que veste cores vivas recupera muito mais rapido que uma que se veste de preto... Mas ás vezes a sociedade tem estas "regras" tão vincadas que nós tambem não queremos ser diferentes e acabamos por ir vestindo a peçinha preta para agradar a familia...
    Nunca tinha ocmentado o teu blog mas hoje apeteceu-me :) Tenho o teu blog nos meus favoritos e é dos que mais gosto (olha a graxaaaa) mas é mesmo porque me identifico muito contigo porque tambem adoro tudo o que seja moda e afins e aqui estou sempre bem informada =P

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Obrigado por comentarem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...